Conheça a lista das profissões que mais causam depressão no mercado de trabalho:

Enfermeiras e cuidadoras de crianças

Esse grupo de profissionais está no topo da lista, com quase 11% que enfrentam a doença. Um dia típico pode incluir alimentação, banho e cuidar de pessoas que são incapazes de expressar gratidão e apreciação, pois estão muito doentes e muito pequenos para isso, ou simplesmente não têm esse hábito. O simples fato de não receberem um reconhecimento ou não conseguirem motivar as pessoas diariamente já pode funcionar como um agravante para a exaustão desses profissionais.

Garçons

Muitos garçons têm salários baixos e enfrentam jornadas de trabalho cansativas, lidando com inúmeras pessoas mal-educadas. Dados revelam que enquanto 10% destes profissionais que enfrentam depressão a mais que no ano passado, 15% são mulheres.

Assistentes sociais

Para muitos, não é surpresa que os assistentes sociais estão entre os cargos com maiores chances de depressão. Lidar com crianças vítimas do abando e do abuso, tratar de famílias à beira de crises e combinar essas situações com muita burocracia podem ser as principais causas de estresse para esses funcionários.

Profissionais da saúde

As carreiras relacionadas à saúde exigem longas e cansativas horas de trabalho, nos mais improváveis horários e tudo com muita atenção e cuidado. Além de atingir o cansaço físico, esses profissionais estão constantemente colocados em situações extremamente emotivas, em que vidas de outras pessoas estão em suas mãos, literalmente.

Artistas e escritores

Essas carreiras podem trazer contracheques irregulares, horas incertas e isolamento. De acordo com a publicação, houve um aumento de 9% dos profissionais da área que relataram problemas com depressão em relação ao ano passado.

Professores

Muitos professores trabalham excessivamente em mais de uma ou duas escolas e ainda levam trabalho para casa. Em outras situações, esses profissionais são obrigados a fazer muito com pouco recurso e tempo, sem contar a imensa cobrança que sofrem ao terem a responsabilidade de transmitir um bom ensino às crianças. Só isso já faz dessa carreira algo muito propício de estresse e exaustão.

Profissionais de apoio administrativo

Pessoas dessas áreas, que incluem secretárias e atendentes, sofrem de um caso clássico: eles estão na linha de frente e recebem ordens de todas as direções, tanto dos clientes quanto dos patrões. Ainda, na maioria das vezes, se sentem inferiores por não possuírem autonomia para fazer além e ainda precisam contornar educadamente qualquer crise dos seus patrões ou consumidores. Tarefas assim são capazes de atingir as pessoas com os sintomas do estresse e depressão.

Consultores financeiros e contabilistas

Muitas pessoas não gostam de lidar com suas próprias finanças. Imagine então ter que organizar as finanças de várias outras pessoas? Existe uma grande responsabilidade em cuidar das despesas de outras pessoas e, ainda por cima, alguns clientes podem perder dinheiro e culpar esses profissionais por isso. Muitos profissionais do setor financeiro sofrem muita cobrança e acabam manifestando os sintomas do estresse no decorrer da carreira.

Claro que várias outras profissões também estão propícias a causar os sintomas da depressão por diversos motivos. O importante é ficar sempre alerta ao se deparar com esses sintomas e procurar ajuda para que o seu dia a dia não seja totalmente prejudicado.

*Com informações do portal Yahoo.