Muitas mulheres preocupam com a perda de peso e esquecem que tudo reflete de uma trajetória antes mesmo da gestação. A nutricionista Júlia Macedo Bueno alerta que “para que haja um melhor resultado gestacional e uma perda mais adequada de peso depois do parto é necessário que antes da gestação a mulher esteja eutrófica (ou seja, com peso adequado para altura), tenha uma alimentação saudável e de preferência pratique alguma atividade física”.

Outra preocupação da nutricionista é referente às mulheres que preocupam com o peso durante a gravidez e agem de forma equivocada nesse período, isso não é um bom sinal. “Um cuidado importante refere durante a gestação, pois quanto maior o ganho de peso maior será a dificuldade em voltar ao peso normal, mas também não é viável fazer dieta para reduzir peso durante a gravidez, pois isto poderá afetar a saúde da mãe e do bebê. Assim, a palavra de ordem é o controle do ganho de peso, pois o ganho de peso normal em uma gestação de uma mulher que a iniciou eutrófica é em torno de 13 kg”, alertou a nutricionista.

Afinal, uma gestante deve alimentar por dois? Júlia orienta que essa ideia deve ser banida da vida de mulheres grávidas. “Isto é um equívoco, pois a mulher realmente precisa de um aporte calórico maior nos dois últimos trimestres da gestação, mas este aumento é de aproximadamente 25% nas calorias ingeridas e não o dobro”.

Segundo a nutricionista, a amamentação ao seio é um fator importante para a saúde do bebê e a redução de peso. “O leite materno traz inúmeros benefícios ao bebê e exige um gasto energético importante por parte do organismo materno”.

Para finalizar, a nutricionista sugere que a melhor indicação para a mulher no pós-parto é uma reeducação alimentar. “As mulheres que estão neste período devem consumir alimentos saudáveis, ou seja, alimentos variados, naturais, integrais e sem exageros em alimentos industrializados e ricos em sódio, gorduras e açúcar. Lembrando sempre que restrições alimentares não são indicadas nesta época, pois seu corpo precisa de nutrientes para a recuperação do parto e a produção de leite materno”, concluiu Júlia.

Júlia Macedo Bueno é nutricionista formada pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e mestre pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).