Muitas pessoas utilizam da Ração Humana como forma de emagrecimento. Esse composto, segundo o professor Simonton Silveira, não emagrece. “O ideal mesmo é entender que a vida saudável depende, entre outros fatores, de uma alimentação saudável e dietas de moda não resolvem essa questão. O Ministério da Saúde, buscando incentivar a vida saudável, recomenda algumas atitudes no que diz respeito à alimentação”, afirmou o professor. Pensando nisso, ele disponibilizou algumas dicas para as pessoas que são adeptas às formas de emagrecimento. Acompanhe:

  1. Frutas, legumes e verduras: aumentar e variar o consumo. Consumir pelo menos cinco vezes por dia.
  2. Consumir feijão pelo menos uma vez por dia e no mínimo quatro vezes por semana.
  3. Evitar o consumo de alimentos gordurosos. Carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos devem ser consumidos no máximo uma vez por semana.
  4. Diminuir o consumo de sal.
  5. Fazer pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches por dia (no meio da manhã e no meio da tarde).
  6. Consumir doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar no máximo duas vezes por semana.
  7. Evitar consumir álcool e refrigerantes diariamente. A melhor bebida é a água.
  8. Comer devagar, mastigar bem, sentir a comida. Apreciar cada refeição.
  9. Faça exercícios, não seja sedentário. Seja ativo. Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. Faça Caminhada, suba escadas. Não passe muitas horas à frente da TV nem do computador.
  10. Mantenha o peso ideal, dentro de limites saudáveis.

O IMC deve estar entre 18,5 e 24,9 Kg/m².

O IMC (Índice de Massa Corporal) é determinado pela divisão da massa (M) do indivíduo pelo quadrado de sua altura (h), onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros.

IMC = Massa/altura²