A educação a distância conquistou destaque na qualidade e no número de adeptos. Vários argumentos são utilizados para justificar essa ênfase do sistema, entre os mais atrativos estão a otimização do tempo, mensalidade reduzida e possibilidade de estudar no conforto de casa. Entretanto, é importante uma análise por parte do próprio estudante para encaixar-se no perfil de quem estuda no método online e, principalmente, fazer sua própria gestão de estudos para conquistar aprovação.

Nos cursos presenciais, os colegas e professores ajudam lembrando as datas e prazos. No sistema de educação online, o estudante é responsável por estabelecer seus horários de aula, rotina de estudos para provas e ainda buscar conhecimentos complementares.

A conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) Marta de Campos Maia afirmou que ficar perdido em meio a tantas tarefas é comum para as pessoas que não estão acostumadas com organização, mas não para um aluno de EaD. “Eles são cuidadosos com prazos e horários. É preciso ser extremamente motivado para dar conta das entregas, senão o aluno cansa e desiste”, analisou a conselheira sobre a necessidade de uma dose de ânimo aos alunos.

Após a matrícula ser realizada, é hora de iniciar os estudos com força de vontade e persistência. O primeiro semestre costuma ser decisivo no estudo online, selecionando aqueles que realmente pretendem ir adiante.

Toda essa questão de administrar seu próprio tempo de estudo sem precisar de uma cobrança alheia demonstra mais uma marca do estudante de ensino a distância: a autogestão. Sem ela, seria possível um aluno perder o entendimento do conteúdo do curso e, por consequência, ser reprovado.

Fonte: Blog Educação a Distância