O estudo Impactos da Pré-Escola no Brasil revelou que a criança que faz pré-escola aprende melhor matemática e português e tem menor atraso escolar. Esse estudo foi conduzido pelo coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV), André Portela Souza.

O estudo teve como base os dados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicados em 2005. Nele, Portela faz a estimativa de que a criança que frequenta a pré-escola apresenta, em média, redução no atraso escolar de 1,2 ano e aumento na proficiência de matemática de 0,47 desvio padrão, o que corresponderia, segundo ele, a três anos a mais de escolaridade.

“É como se fosse quase cerca de um ano a mais de escolaridade no aprendizado: a criança que faz a pré-escola tem um ano a mais em termos de conteúdo quando chega à 4ª série”, afirmou Portela.

Segundo ele, em 2005, havia cerca de 10 milhões de crianças de 4 a 6 anos de idade no Brasil. Dessas, 7,1 milhões frequentavam a pré-escola, o que corresponde a 72% do total. Nesse mesmo ano, o país destinava 5 % do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. No entanto, a maior parte dos gastos era destinada para e educação superior. De acordo com ele, em 2005, o país destinava 120% de sua renda per capita para cada aluno do ensino superior e apenas 10% de sua renda per capita para cada aluno de pré-escola. “Investimentos educacionais na infância têm impactos duradouros”, concluiu o pesquisador.

Fonte: UOL Educação